sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Miniaturista - Opinião

Opinião: Antes de mais quero agradecer a todos vocês desse lado, pelas mensagens de apoio, pelos comentários e pelo carinho que me têm dado. Sério, tentando fugir um bocadinho aos clichés, são vocês que me fazem ter vontade de escrever e de ler até. Muito obrigada mesmo! Quero também aproveitar para agradecer à pessoa fantástica que está desse lado a ler, e que decidiu oferecer-me este livro, apenas porque eu o queria muito! Obrigada! Vocês literalmente, estragam-me com mimos!
Tudo isto é importante para esta opinião, pois quem me deu esta maravilha, já tinha lido o livro em inglês e adorado! É um dos seus livros preferidos e um dos motivos pelo quais me quis oferecer o mesmo. Partilhar com outros boas leituras!
No entanto, e apesar das excelentes recomendações, nada, mas nada me preparou para aquilo que li. O Miniaturista é um dos melhores livros que alguma vez já li e revela uma mestria que poucos escritores têm.
Esta história passa-se em Amesterdão durante o ano de 1686 (penso eu) e conta-nos a história de Nella Oortman. Após o seu casamento Nella muda-se para a cidade e para a casa do seu noivo Johannes. E toda a sua vida muda de um momento para o outro. As coisas não correm de todo como Nella esperava que corressem e é numa de muitas situações constrangedoras que o seu marido lhe oferece um presente de casamento. Uma casa de bonecas que é no fundo, uma pequena réplica da sua própria casa. A partir daí, a nossa personagem principal faz uma encomenda de algumas peças para a sua casa e tudo muda.
O Miniaturista é um romance arrebatador e negro que nos conta uma história de segredos e de amor, envolta em muito mistério e suspense! É simplesmente brilhante! Incrivelmente bem escrito é um livro que se devora de uma assentada só. A leitura deste livro é toda uma experiência sensorial; desde as descrições de Amesterdão, às roupas, à mobília e à comida, tudo nele nos prende e nos cativa. A construção das personagens está tão bem feita, que a meio do livro conseguimos já criar laços com esta família, e é isto que nos faz virar páginas.
Não será talvez um livro para todos os leitores. É definitivamente uma leitura para adultos e que requer alguma maturidade para o compreender e adorar. Para a semana irei fazer video de opinião sobre este livro. Há tanta coisa para dizer!
O Miniaturista, tornou-se sem dúvida, um dos melhores livros que já li em toda a minha vida.

Sinopse: Num dia de outono de 1686, a jovem Nella Oortman, recém-casada com um próspero mercador de Amesterdão, Johannes Brandt, chega à cidade na expetativa da vida esplendorosa que este casamento auspicioso lhe promete. Mas, entre a amabilidade distante do marido e a presença repressiva da cunhada, Nella sente-se sufocar na sua nova existência. Até que um dia, Johannes lhe oferece uma réplica perfeita, em miniatura, da casa onde vivem. Nella encomenda então a um miniaturista algumas peças para ornamentar a casa. Mas algo de surpreendente acontece: novas encomendas de miniaturas continuam a chegar sem terem sido solicitadas, como presságios silenciosos de futuras tragédias. Um romance de estreia magnífico, sobre amor e traição, que evoca com grande sensualidade a atmosfera da Amesterdão do século XVII.

8 comentários:

  1. Olá Neuza

    Parece que este livro também te 'enfeitiçou'.
    E que mais poderá ser dito??? A história, os personagens, as descrições de uma Amsterdam do século XVII, é tudo Perfeito.

    Fizeste uma excelente opinião, e mais não pode ser dito, para os que ainda não leram, ficarem tão, ou mais perplexos perante esta obra-prima. Um dos melhores livros da minha estante.Simplesmente Genial

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Pronto, convenceste-me. Mais um para a wishlist grrrrrr

    ResponderEliminar
  3. Tenho-o em ebook já há bastante tempo mas ando sempre a adiá-lo. Agora fiquei outra vez com mais curiosidade :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Neuza :)

    Uma recomendação muito bem feita, sem dúvida! Resta saber se tenho estofo para o ler. :)

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
  5. Boa, convenceste-me a colocar mais um livro na wishlist =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estou tão curiosa com esse livro.. Vou tentar ler este ano :)
    Estou à espera do video :)

    ResponderEliminar
  7. Não li esse, mas meu deus, a capa é linda!!

    ResponderEliminar
  8. No começo a historia não me chamou muito a atenção.
    Mas depois de um tempo eu já estava completamente absorvida nele.
    Que grande reviravolta e que final! Nada foi oque eu imaginava e eu chorei horrores sério mesmo.
    Apesar disso achei que no fim as coisas foram mais simples do que pareciam ser.. A hitoria da miniaturista foi legal mas não tanto e eu esperava mais mistério
    Porem a construção bem desenvolvida dos personagens foram boas
    So o final mesmo que foi meu rápido quase não absorvi direito

    ResponderEliminar