segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Balanços de 2014 #1 - Pilha obrigatória de livros para 2014

O ano está a aproximar-se a passos largos do fim. Começa a ser altura de fazer alguns balanços não só acerca de leituras, mas especialmente, dos desafios a que me propus no inicio do ano.
Quem não se lembra da minha pilha obrigatória de livros por ler em 2014?
Era constituída por 10 livros e entre os quais, contavam-se quatro autores que eu nunca tinha lido.
Tinha por ler: 


Paixão
O Ultimo Cabalista de Lisboa
Orgulho e Preconceito
Um erro inocente
A melodia do amor
A metade sombria
A Passagem II 
A luz das Runas 
Os Homens que odeiam as mulheres
Vinho Mágico

Dos 10 livros escolhidos no inicio do ano, li 6 e um deles troquei com uma amiga. 
Paixão
O Ultimo Cabalista de Lisboa
Orgulho e Preconceito
Um erro inocente
A melodia do amor
A metade sombria
A Passagem II 
A luz das Runas 
Os Homens que odeiam as mulheres
Vinho Mágico

Ficou por ler Stephen King e Stieg Larson, cujos livros seriam estreias para mim, e o 2º livro da trilogia das Runas da Joanne Harris.
King, fui adiando adiando até Outubro, altura em que planeava ler o livro A metade Sombria. Claro que isso não aconteceu...
Com o Larson, calhou ver o filme na tv, e perdi a vontade de ler o livro. Já me disseram que ainda assim, o livro é muito melhor do que o filme. A verdade é que achei o filme super violento e gráfico, faço ideia a leitura. Apetece-me saltar já para o 2º volume da trilogia, e não falar mais nisto... mas também já me disseram que o 2º continua a ser muito violento e gráfico, portanto, estou tramada.
Quanto ao livrinho da Joanne Harris, o que dizer. Não há desculpas. Depois de ter lido Vinho Mágico da autora, quis dar uma pausa aos seus livros. Adoro-a mas tenho sempre tantos problemas com ela, que tive algum receio. Mas será certamente (lá estou eu novamente a fazer promessas) leitura de 2015.
Para o novo ano também vou criar uma pilha obrigatória. Espero que seja cumprida à risca! 

7 comentários:

  1. Ai Neuza... Eu bem dizia que o Vinho Mágico ia ser lido este ano. Eu tentei, juro! Peguei-lhe na semana passada, com muito sacrificio. Depois recebi o novo do Murakami e pronto, acabou-se a festa. Ainda não foi desta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acabei por gostar do vinho mágico e ainda me lembro bem dele =)
      É como os livros dela são sempre... custa um pouco a entrar na história, mas depois a coisa vai

      Eliminar
    2. E lembro-me de ler a tua opinião, na altura, e a verdade é que até fiquei com vontade de lhe pegar. Na altura do Natal percebi que ainda o podia fazer e recomecei a leitura mas já está novamente na mesa de cabeceira, em stand by. Eu já não prometo nada, mas quero despachar isto em 2015, dê por onde der. nem que leia uma página todos os dias até que isto se torne interessante.

      Eliminar
  2. Mesmo assim não correu mal Neuza.
    E sim Os Homens que Odeiam as Mulheres é um livro gráfico e violento mas é muito bom. Mas pronto, eu sou daquelas pessoas que viu o filme americano quando saiu no cinema e adorou... e este ano li a trilogia toda de "enfiada" XD
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi esse filme que vi na tv... foi muito chocante, imagino em livro. Mas vou ver se arranjo os restantes e ganho coragem para ler =)

      Eliminar
  3. Não acredito que não vás ler Stieg Larson porque (erradamente - porque nem se compara) viste o filme primeiro. E além disso, quem lê Erik Axl Sund não pode dizer que Stieg Larson é violento! Lê se faxavor e lê rapidamente porque vais gostar. Foi graças a Larson que fiquei fã dos autores nórdicos.

    ResponderEliminar