sábado, 19 de abril de 2014

TAG: Estante Arco-Íris


Sem nada para fazer num fim de semana prolongado, decidi criar uma TAG chamada "Estante Arco-Íris".

Antes demais meus queridos, se já tiverem visto esta TAG em algum lado, ou algo semelhante, por favor não me matem (inspirada na Jojo).
Então é assim. Como tinha que limpar a estante decidi experimentar organiza-la por cores. Depois de o fazer lembrei-me dos significados que costumam ser atribuídos às cores e pensei em ligar isso aos livros. Antes de passarmos às questões e às respostas, heis como ficou o chão e a estante depois de terminado o trabalhão!

O caos antes da organização por cores. Adorei sentar-me no meio dos livros todos... enquanto os ia alinhando ia pensando: bolas, tenho mesmo muitos livros. E quando alguém me perguntou: Tu já lês-te isso tudo?
Eu respondi sim, e caramba, são mesmo muitos livros! Um dia ainda vou fazer o somatório de páginas só para ver!
Bom, isto estava assim né, e depois de muito tempo (sim porque não foi fácil) a estante ficou assim:

Muito colorida e bonita, é verdade.
No entanto, como sistema de organização, eu não consigo. Fiquei durante uns 20 minutos seguidos a olhar para a estante e a perder as estribeiras aos poucos, porque é impossível encontrar seja o que for assim!
E enquanto me ia passando, lembrei-me, que seria giro encontrar livros de acordo com os significado das cores.
E portanto aqui ficam então as perguntas e as respostas e as explicações. Eu respondi à TAG de duas formas. Encontrei um livro Verde associado à Juventude e outro sem ser verde. Façam como entenderem =) porque quando começarem à procura vão ver que nem sempre é fácil!

Preto: Cor associada à morte ou ao terror - A Mulher de Negro / Exorcista
Ambos são pretos e ambos são de terror!!!

Branco: Cor associada à paz - Lotaria / Estarás sempre comigo
Foram livros que no fim me deixaram aquela sensação boa de paz e por acaso são ambos brancos.

Cinzento: Cor associada ao medo - A rapariga corvo / A metade sombria
Diz que estes dois livros metem medo... ainda não li nenhum...
A metade sombria tem uma lombada nos tons de cinzento.

Bege: Cor associada à calma - Noite de Reis / A poem to is beloved
Os poemas de Yeats conseguem meter calminha uma pilha como eu, apesar de não serem fáceis de ler. É de lombada beje. A noite de reis, lembro-me que li num ápice e é mesmo um livro fácil, para relaxar.

Vermelho: Cor associada à paixão e amor - Segue o Coração / O Sorriso das Mulheres
O sorriso das mulheres é o livro vermelho. Ambos são livros repletos de amor e paixão. Um mais lamechas do que o outro. Prefiro sem dúvida o Segue o Coração.

Vermelho escuro: Cor associada à elegância e ao requinte - Orgulho e preconceito / A volta ao mundo em 80 dias
Elegância e requinte tive de escolher Orgulho e Preconceito. Mas como cor do livro, a minha edição do livro de Júlio Verne, não só é vermelha escura como extremamente requintada. Serve não?

Cor de Rosa: Cor associada ao feminino - O ano tem 12 homens / Amor e chocolate
Não tenho muitos livros femininos na estante, ou pelo menos eu não os vejo dessa forma. Não leio livros muito românticos. Ambos são cor de rosa, e ambos são femininos.
Adorei o ano tem 12 homens!

Verde: Cor associada à juventude - Harry Potter / Arrepios
Ambos verdes! Recomendaria qualquer um destas séries a qualquer jovem que fosse iniciar as suas leituras!

Verde escuro: Cor associada à masculinidade - Os homens que odeiam as mulheres / A história do surf em Portugal
A história do surf em Portugal, é um livro verde escuro, e mais virado para o público masculino, e também, repleto de homens semi-nús ehehe adoro!
Mas também escolhi Os homens que odeiam as mulheres. ainda não o li, mas é um livro que vejo imensos homens a ler, por isso deduzo que seduza aos dois géneros.

Amarelo: Cor associada ao Verão - As raparigas da Villa / Encontros marcados
Quem conhece Gonçalo Cadilhe sabe que o homem escreve sobretudo sobre as suas viagens pelo nosso planeta. São imensas as praias que ele nos mostra e daí a minha escolha.
De um amarelo muito clarinho, As raparigas da Villa é um livro que se passa em cenário de praia.

Laranja: Cor associada ao movimento e à acção - Os Jogos da Fome / Harry Potter e os talismãs da Morte
Não é preciso explicar o porquê destes livros. =)

Azul: Cor associada ao espírito e ao pensamento - Verónica decide morrer / Contos de Natal
Contos de Natal por ser azul, mas também porque estes contos têm aqueles 3 fantasmas, o do passado, o do presente e o do futuro.
Verónica decide morrer, porque este foi um livro que me fez pensar durante muito tempo. Gostei mesmo muito e é um dos meus favoritos de sempre.

Azul escuro: Cor associada à monotonia - As horas distantes / O Tempo não pára
Ambos aborrecidos de morte..

Castanho: Cor associada à Terra - Uma aventura no bosque / A praia roubada
A praia roubada, é um livro que remete sobretudo para a praia, mas também para a terra, não no sentido do planeta, mas no sentido de pertença a algo maior do que nós. Afinal de contas é em torno de um grande pedaço de terra que toda a história de desenrola.
 A aventura no bosque, também me pareceu adequado.

Roxo: Cor associada à nobreza ao respeito e à tristeza - Na noite das trevas / Chocolate
Roxo é claramente o livro Chocolate, que para mim remete muito para o respeito. Por nós mas sobretudo pelo próximo. Mas o livro Nas trevas da noite, lembra-me muito a nobreza, no sentido de realeza. Grande parte desta história passa-se em castelos!

E ficou assim =)
Isto é o resultado de não ter muito que fazer. Não acredito que muitos de vocês vão fazer esta TAG, mas ainda assim, se alguém a fizer, por favor digam-me! quero muito ver!




6 comentários:

  1. Vou tentar ver se consigo fazer a TAG mas para mim é impossível ter a estante organizada por cores. Acho que fica lindo mas eu iria-me perder no meio dos livros:P A tua estante ficou realmente linda::) Beijos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de dizer que no fim meti tudo como estava! Não consigo organizar-me assim =)
      Beijinho!!!

      Eliminar
  2. Gostei da TAG!
    Adoro ver as estantes organizadas por cores, mas tal a ti, para mim não resulta

    ResponderEliminar
  3. Adoroo esta TAG! É super colorida ;)
    Também já tive as minhas estante por cores mas perdi-me... Não dá para mim.
    Vou fazê-lo em vídeo...

    PS: Se alguém te acusar diz-me que eu faço-lhes a folha!

    ResponderEliminar
  4. http://paginassonhos.blogspot.pt/2014/04/tag-estante-arco-iris.html
    tinha ideia de fazer esta tag - sendo a minha primeira - em formato vídeo, mas a coisa não estava a correr bem, desisti... talvez num outro dia as coisas corram melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil mesmo =) mas obrigada por teres feito !

      Beijinhos

      Eliminar