domingo, 12 de janeiro de 2014

O Inverno


Aqui vos deixo algumas propostas de livros infantis, que trabalham a temática do Inverno. Para quem trabalha com crianças como eu, são excelentes instrumentos de trabalho, e para quem tem filhos, são fantásticos para aqueles momentos de partilha, ao redor de uma história. E também, porque não, explorarmos estas temáticas com os nossos filhos? Ao invés de pensarmos que é apenas papel da escola assumir a responsabilidade pela formação dos nossos filhos, porque não pegarmos e tentarmos perceber que ideias têm os pequenos sobre o Inverno, por exemplo? De certeza que vos vão surpreender!



Os livros da Beatrix Potter, fizeram parte da minha infância. Hoje percebo que, não foi pelo seu conteúdo, mas pelas suas ilustrações. Quando eu era pequena não havia muitos livros com ilustrações de qualidade como os da Beatrix. Hoje, confesso que não aprecio muito nem as histórias nem as ilustrações da Beatrix, mas reconheço na mesma a sua qualidade. 

Sinopse: Numa tarde de Inverno o Pedrito Coelho sai de casa para apanhar lenha para a mãe. No caminho encontra-se com o primo Coelho Casimiro e, mais à frente, cruzam-se com os malandros Senhora Raposa Matreira e Texugo Frederico Fedorento, que leva às costas um saco muito suspeito. É o início de uma aventura inesquecível para os nossos amigos e não só… Uma aventura baseada nas histórias de Beatrix Potter que brinda os pequenos leitores com uma bonita árvore de Natal pop-up no fim da história! Formato: 250 mm x 310 mm


Sinopse: É Inverno e o Sapo está gelado. Não tem penas nem pêlo como as suas amigas Pata e Lebre. Quando cai na neve, são os amigos que cuidam dele durante os longos meses de Inverno. A pouco e pouco o Sapo descobre que o Inverno é suportável, especialmente quando sabemos que a Primavera não vem longe.Os livros do Sapo, publicados em numerosos países, abordam temas importantes com um humor calmo e inteligente.



Este tem o meu voto =)

Sinopse: A Pequena Lebre Castanha adora brincar na neve do Inverno - e jogar às adivinhas com a Grande Lebre Castanha. Dos criadores de Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti, quatro histórias encantadoras, perfeitas para partilhar com os seus filhos!



E por fim, o meu favorito. Qualquer livro do Eric Carle será sempre o meu favorito. Não apenas pelos textos, pelas histórias lindas que conta, mas sobretudo pelas ilustrações. A técnica de sobreposição utilizada por este senhor, permite criar coisas lindas! Vale mesmo a pena explorar estas histórias. São um deleite para a alma!

Sinopse: "Numa pequena quinta vivia um agricultor.Ele tinha tão poucos animais que até os conseguia contar pelos dedos de uma mão.Então, o agricultor chamou aos seus animais Um, Dois, Três, Quatro e Cinco.Atrás do celeiro havia uma pequena árvore.O agricultor chamou-lhe Árvore..." Sonho de neve é uma história invernosa e natalícia que se destaca logo à partida pela própria edição do livro: a capa acetinada contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve. Entre as páginas do miolo vão-se também intercalando folhas de acetato, adornadas com manchas de cor branca, e que se sobrepõem às ilustrações, qual mantos de neve, cobrindo não só o agricultor, o protagonista da história, como também os seus animais domésticos.





Sem comentários:

Enviar um comentário