quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dez anos depois - Opinião

Sinopse: Quando, aos trinta e nove anos, Alice Love dá uma aparatosa queda numa aula de step, a última década da sua vida parece ter-se apagado por completo da sua memória. Tem novamente 29 anos, está apaixonadíssima pelo marido e à espera do primeiro filho. Só há um pequeno problema: tudo isto se passou há dez anos… No presente, Alice é mãe de três filhos, enfrenta um difícil processo de divórcio e está de relações cortadas com a irmã, que adora. Conseguirá alguma vez reencontrar a mulher que foi na fase mais feliz da sua vida? Um romance que nos leva a reflectir sobre o que aconteceria se, de repente, perdêssemos os dez anos mais importantes da nossa vida.      

Opinião:
       Terminei a leitura de Dez anos Depois, de Liane Moriarty, e adorei! Fiquei absolutamente vidrada na história, e na escrita da autora. Fluída, descomplicada, diálogos simples mas intensos. Adorei. 
O livro conta a historia de Alice Love, que de um momento para o outro, consegue fazer a proeza de esquecer 10 anos da sua vida. Acredita, ainda no amor que sente pelo marido, adora a irmã e a sua vida é absolutamente perfeita! Qual não é o seu espanto, quando de dia para dia, se apercebe de que se tornou numa mulher, não digo horrorosa, mas no mínimo, muito diferente daquilo que sempre imaginou para si?
Gostei da forma como a autora escreve sob a perspectiva, não apenas de Alice, mas também da Frannie e da Liby; dá ao autor diferentes perspectivas sobre os mesmos assuntos.

Desde o inicio do livro que não paro de pensar... e se. E se de repente, imaginemos, numa brincadeira em sala com os meus meninos, dou uma cabeçada, acordo, e tenho 15 anos?
Iria descobrir que me tinha tornado Educadora de Infância. Diria, "eu... educadora de infância??? Eu quero é ir para o Egipto escavar pirâmides, ou ser actriz e cantar na Broadway, agora aturar pirralhos mimados, nunca!!!". Pois... pois... iria olhar para o meu quarto e a 1ª reacção que iria ter era "uaaaau os livros todos do Harry Potter". E durante os dias seguintes, ninguém me iria conseguir separar dos livros!
Iria constatar que o meu gato continua o mesmo tonto de sempre, que tenho a carta de condução, e até tenho jeito para a coisa, que gosto finalmente de brócolos, que uma carrada de pessoas que conheço já são mães, que eu própria sou tia, e que, tenho um namorado que amo muito, e que é bem giro =)
Acho que ia ficar feliz por ver, que até me tenho saído bem nas coisas.

Estreei-me com esta autora. Espero ler mais dela =) 

Sem comentários:

Enviar um comentário